29 de jul. de 2012

MAL DOS TRÓPICOS (Cannes 2004)


Mal dos Trópicos
Sud Pralad
, 2004
Tailândia/França/Itália/Alemanha
Drama - 118 min.
Direção e roteiro: Apichatpong Weerasethakul

Elenco
: Banlop Lomnoi, Sakda Kaewbuadee, Huai Dessom, Sirivech Jareonchon, Udom Promma


O nome do diretor é quase impronunciável e o filme segue essa incógnita de se traduzir pra tentar entender algo que mistura sentimentos de dois em um. Não se pode questionar que se trata de um filme dois em um, duas histórias, dois elementos em uma obra genial sobre a simplicidade de amar sem peso de nada.
Keng e Tong sao os dois jovens apaixonados que vivem na mesma cidade, curtem futebol, reunioes em família e vida noturna, mas Tong - que trabalha no campo - desaparece quando animais começam a aparecer decapitados na regiao e Keng - o soldado - parte floresta adentro pra resgatar o maior sentimento que se pode preservar... O que nos deixa cheio de reflexões, num escuro quase que mudo. O sentimento que preservamos pode estar ali na floresta, cheio de confrontos com fantasmas. Segundo a lenda da região, um homem pode se transformar num animal e é tentando desvendar mistérios como esse que o filme se estende e entende seu espectador.







Divirtam-se.


Um comentário:

  1. Adoro os trabalhos Apichatpong, um artista contemporâneo dos bons. Acho que o Phantoms of Nabua, vídeo dele já premiado e exposto em grandes galerias de arte, de certa forma ensina muito sobre ele. Ele constrói as realidades a serem expressadas através da utilização da luz (?) rs, assim como Matthew Barney distorce o inconsciente coletivo e quebra a narrativa linear. Alguém para assistir aprendendo. Amei a escolha.

    ResponderExcluir